cnanoticias

Rosa Lebre: educadora que supera desafios, coleciona conquistas e estimula o poder de resiliência do aluno

Nesta matéria do Cineartesnoticias, publicada neste domingo, 19, conheça a educadora Rosa Lebre, que é pré-candidata a vereadora pelo Partido Progressistas (PP), em Cruzeiro do Sul.

Quando Rosa Lebre iniciou sua trajetória na educação do estado do Acre, em 1986, não tinha a dimensão da diferença que faria na caminhada de colegas de profissão e, sobretudo, na restauração dos sonhos de seus alunos. As palavras de Jhones Souza da Silva, ex-estudante da Escola Valério Caldas, colégio onde Rosa colaborou para a elevação da qualidade de ensino, entre 2012 e 2019, exprimem a gratidão de quem recebeu afeto, atenção e, principalmente, foi estimulado a não desistir dos seus sonhos. O jovem reforça a importância das estratégias da equipe de Rosa Lebre para fazê-lo enxergar e exercer o seu poder de resiliência.

“Após retorno para Cruzeiro do Sul, finalizei o Ensino Médio na Valério Caldas. Os conhecimentos que adquiri ali me ajudaram a ingressar, logo em seguida, no Curso Superior. Uma boa lembrança que guardo da Rosa e de sua equipe é a dedicação com os alunos. A Rosa é um ser humano exemplar, que busca realizar, da melhor forma possível, tudo que se propõe fazer e sempre está à disposição para ajudar quem precisa”, testemunha o jovem, que atualmente exerce a função de empresário do ramo de confecções, em Cruzeiro do Sul.

Rosa lebre permaneceu no comando da Valério Caldas até o início de 2020. Sua gestão reduziu o índice de evasão escolar e de reprovação na instituição.

Ainda em 2020, Rosa recebeu o desafio de gerir o primeiro colégio Cívico-Militar do Juruá, que fica localizado no Bairro Miritizal, região periférica de Cruzeiro do Sul. Unindo competência, dedicação e foco na qualidade de ensino, a equipe de Rosa Lebre transformou o ambiente da Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker e colaborou de forma significativa para melhorar a vida das pessoas no Miritizal, que antes conviviam com a violência e sem perspectiva em dias melhores.

O seu Moacir, porteiro da instituição há 35 anos, resume: “A Rosa entrou para mudar a realidade desse colégio. Hoje, por exemplo, temos alunos da Santa Luzia e do Deracre, que são regiões localizadas na zona rural de Cruzeiro do Sul. Por que esses alunos estão estudando na Madre? Porque são protegidos, respeitados e muito bem recebidos. Toda comunidade escolar nutre um grande respeito pela Rosa Lebre”, destacou.

“A Rosa chegou na Madre e trouxe um novo tempo, um novo modelo de gestão. Entre as suas ideias, o projeto de assistir os alunos e seus familiares durante a enchente se destaca, visto que a maioria dos nossos estudantes são de famílias ribeirinhas e com as inundações ficam vulneráveis. Uma prova de empatia, acima de tudo, pois a Rosa mobiliza toda equipe gestora para levar marmitas [refeições] às casas dos alunos isolados pelas cheias. Outra iniciativa fundamental, que a Rosa implementou na Madre, foi o Natal Solidário, que deixou mais digno o período natalino dos nossos estudantes. Além de uma profissional fora da curva, Rosa é uma amiga, parceira e uma excelente mãe”, pontuou Erica Feitoza dos Santos, professora da Madre Adelgundes Becker.

Com apoio de equipes comprometidas, Rosa Lebre colecionou conquistas em quase 40 anos de profissão. Seus projetos alimentam-se da visão de que o conhecimento é uma ferramenta capaz de transformar a realidade das pessoas.

“Ao longo da minha carreira, sempre tive a honra de contar com a parceria de professores geniais, seres humanos incríveis que, assim como eu, acreditam no potencial do ser humano de mudar o mundo por meio da educação. Com esse sentimento, buscamos desenvolver trabalhos que insiram o aluno no ambiente escolar, fazendo com que se sintam parte da escola. Mas ainda há muito o que fazer. Acredito que uma boa iniciativa para desenvolver a educação de Cruzeiro do Sul seria a execução de projetos, com foco nos jovens, que são pessoas que necessitam de um olhar especial e que representam o futuro do nosso país”, ratifica Rosa Lebre.

Confira alguns dos prêmios conquistados por Rosa:

2012 – Primeiro lugar no concurso do Ministério Público, em Cruzeiro do Sul, com o Projeto Escola Dr. Valério Caldas de Magalhães (EVCM) e o Meio Ambiente, desenvolvido quando Rosa era gestora da instituição.

2017 – Vencedora do prêmio Gestão Escolar, enquanto atuava como diretora da Escola Valério Caldas.

2022 – Ganhadora do prêmio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), o Profissionais Inovadores.

2019 – Homenageada Mulher Destaque Cruzeirense.

Texto: Eliel Mesquita

Compartilhe:

Últimas Notícias